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10 Vantagens do E-commerce

E-commerce: 10 Vantagens

Quais as vantagens do e-commerce sobre o varejo tradicional

Antes de mais nada… Você sabe o que é e-commerce? E-commerce, comércio eletrônico ou ainda comércio virtual, pode ser definido como um tipo de comércio não presencial, efetuada através de computadores, tablets e smartphones.

Vivemos em um mundo completamente informatizado em praticamente todas as áreas ou atividades, e ter um comércio eletrônico torna muito relevante economicamente para os donos de lojas físicas, ou ainda para aqueles que queiram fazer um investimento menor.

Um bom e-commerce é fundamentado em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Mas ainda envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e também suporte ao cliente.

Vantagens do comércio eletrônico sobre o varejo tradicional

Vamos ao que interessa! Abaixo vamos listar as maiores vantagens do comércio eletrônico tanto para as empresas quanto para os clientes! Você vai perceber que o comércio eletrônico é o santo graal do varejo!

1º Benefício: Limitações geográficas

As limitações geográficas com certeza consistem em um grande problema para empresas locais. Se você possui uma loja física, inevitavelmente está limitado pela área geográfica em que pode atender.

Com um site de e-commerce, o mundo é o limite, praticamente não existem impecílios de vendas para outros locais. Além do mais, no comércio eletrônico, seus clientes podem comprar através de dispositivos móveis, dissolvendo todas as limitações da geografia.

2º Benefício: Visibilidade nos mecanismos de busca

Nos dias de hoje, se sua empresa ou loja não estiver na internet, ela praticamente não existe, devido a grande competição. O varejo físico é impulsionado pela marca e pelos relacionamentos (o famoso boca a boca).

Além da marca e dos relacionamentos, o varejo on-line também é direcionado pelo tráfego dos mecanismos de pesquisa. Não é incomum que os clientes encontrem um link que chama a atenção nos resultados dos mecanismos de pesquisa e acessem um site de comércio eletrônico do qual nunca ouviram falar.

Essa fonte adicional de tráfego pode ser o ponto de mudança de direção para algumas empresas de comércio eletrônico. A grosso modo, podemos dizer que a internet é o boca a boca digital e pode fazer toda a diferença para as vendas crescerem.

3º Benefício: Custos menores

Um dos aspectos principais do comércio eletrônico, é o custo reduzido em relação a uma loja física. Uma parte desses custos reduzidos pode ser repassado aos clientes na forma de desconto.

Veja algumas das maneiras pelas quais os custos podem ser reduzidos com o e-commerce:

  • Publicidade e marketing: Tráfego orgânico de mecanismos de pesquisa , anúncios pagos no Google, Bing e tráfego de mídias sociais, são alguns dos canais de publicidade que podem ser econômicos.
  • Pessoal: A automação de checkout, cobrança, pagamentos, gerenciamento de estoque e outros processos operacionais, reduz o número de funcionários necessários para executar uma configuração de e-commerce.
  • Imobiliário: Este é o principal. Um comerciante de e-commerce não precisa de um local físico de destaque.

4º Benefício: Fácil localização do produto

Não se trata mais de empurrar um carrinho de compras através de um corredor ou procurar o produto desejado.

Em um site de comércio eletrônico, os clientes podem clicar na navegação intuitiva ou usar uma caixa de pesquisa para restringir a pesquisa de produtos imediatamente.

Alguns sites lembram as preferências do cliente e as listas de compras para facilitar a compra repetida.

5º Benefício: Possibilidade de comparação de preços

O comércio eletrônico facilita a comparação de preços para suas compras. Existem vários serviços online que permitem aos clientes procurar vários comerciantes de comércio eletrônico e encontrar os melhores preços.

Abaixo listamos alguns dos sites comparadores de preço mais usados no Brasil:

6º Benefício: Cupons de descontos e compras em grupo

Embora existam equivalentes físicos para negócios, cupons de desconto e compras em grupo, as compras on-line o tornam muito mais conveniente.

É inviável aproveitarmos descontos em lojas físicas, se estivermos distantes do local da oferta.

Se formos fazer a compra online, com apenas alguns cliques do mouse, podemos nos aproveitar das ofertas ou descontos.

7º Benefício: Informações abundantes

Existem limitações para a quantidade de informações que podem ser exibidas em uma loja física. É difícil munir os funcionários de muitas informações para responder aos clientes sobre todas as linhas de produtos e suas características.

Os sites de comércio eletrônico podem disponibilizar informações adicionais facilmente aos clientes. A maioria dessas informações é fornecida pelos próprios fornecedores e não custa nada cria-las ou mantê-las, é só disponibilizar no site de e-commerce e ponto final.

8º Benefício: Comunicação direcionada

Usando as informações que um cliente fornece ao cadastrar-se em um formulário e inserindo cookies no computador do cliente, o comerciante de e-commerce pode acessar muitas informações sobre seus clientes. Desta forma, pode ser usado para enviar mensagens relevantes ao mesmo.

Exemplo: digamos que você esteja procurando por um determinado produto na Magazine Luiza, serão exibidas automaticamente listas de outros produtos semelhantes. Além do mais, a Magazine Luiza pode enviar um e-mail a você sobre produtos relacionados e que são relevantes para você.

9º Benefício: Aberto 24 horas por dia

Ao contrário das lojas físicas, nas lojas de e-commerce elas funcionam 24 horas por dia (24/7/365). Sites de comércio eletrônico podem funcionar o tempo todo, mesmo quando você está dormindo.

Do ponto de vista do comerciante, isso aumenta o número de pedidos que eles recebem. Do ponto de vista do cliente, uma loja “sempre aberta” é mais conveniente.

10º Benefício: Produtos de nicho

Compradores e vendedores de produtos de nicho, podem ter dificuldade em se localizar no mundo físico. On-line, é apenas uma questão de o cliente procurar o produto em um mecanismo de pesquisa.

Um exemplo pode ser a compra de peças obsoletas. Em vez de descartar equipamentos antigos por falta de peças de reposição, hoje podemos localizar peças on-line com grande facilidade.

Conclusão

Se convenceu de que sua empresa pode se beneficiar das maravilhas de uma loja virtual? O investimento não é tão grande e você poderá obter bons resultados com a acessoria de profissionais gabaritados para esse fim.

A Maran Soluções Digitais é uma empresa especializada em lojas virtuais além de outras soluções digitais. Vamos fazer uma consultoria sem compromisso e descobrir como podemos ajudá-lo? Contate-nos e faça um orçamento!

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