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ToggleFunil de vendas: O que é e para que serve?
O Funil de Vendas é um grande aliado para as empresas, pois a concorrência está cada dia mais forte, os clientes estão mais informados e precisamos usar novas estratégias de marketing para gerar resultados mais positivos para nossos negócios!
Representação Gráfica do Funil
O que é um Funil de Vendas?
O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores.
Em 1898, E. St. Elmo Lewis desenvolveu um modelo que mapeia a trajetória do cliente desde do momento que uma marca ou produto atrai a atenção do consumidor até o ponto da ação ou compra. A ideia de Lewis é muitas vezes referenciada como modelo AIDA – uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Este processo é representado resumidamente desta forma:
- Atenção – as pessoas sabem da existência do seu produto/serviço
- Interesse – o consumidor expressa ativamente interesse no seu produto/serviço
- Desejo – desperta no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço
- Ação – ato da ação ou compra.
Este modelo precoce tem sido evoluído por consultores de marketing e acadêmicos para atender o cliente moderno e agora é referenciado no marketing como o funil de venda.
O funil de vendas também é muitas vezes referido como o “funil do cliente”, “funil de marketing”, ou “funil de compras” O conceito de associar o modelo de funil com o conceito AIDA foi proposto pela primeira vez em Bond Salesmanship por William W. Townsend em 1924.
O mesmo é muito utilizado em marketing de conteúdo para orientar o consumidor no processo de vendas, e também como base em programas de gestão de relacionamento com clientes (CRM) e gerenciamento de campanhas de lead.
Funil de Vendas no Marketing Digital e suas etapas
O Funil de vendas no Marketing Digital, ou seja, o marketing aplicado aos negócios que envolve a internet tem as mesmas características do modelo AIDA, contendo 4 etapas, porém normalmente é representado no processo por outros termos:
Resumidamente tem as seguintes fases
- Etapa #1: Prospectar o cliente – Escolher o público alvo através de ferramentas para geração de leads
- Etapa #2: Apresentar o produto – Utilizar sistema digital para apresentação, muito utilizado o e-mail marketing
- Etapa #3: Quebrar as objeções – Tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra
- Etapa #4: Fechar o negócio – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final
Esse modelo tem se mostrado muito eficiente, pois gera uma aproximação grande entre o cliente e vendedor, possibilitando um relacionamento que possibilita a aplicação de um processo de venda chamado upsell, onde o vendedor assim que realiza a venda, faz a oferta de um novo produto por ter conhecimento do cliente devido ao relacionamento formado pelo funil de vendas.
Funil de Vendas no Marketing Digital e suas ferramentas mais usuais
O Funil de Vendas é composto de várias fases e precisa de algumas ferramentas. Conheça algumas delas
Site Inteligente
Site Inteligente Profissional com layout responsivo para desktop, notebook, tablet e smartphone
Blog Otimizado
Blog com o tema da empresa e linguagem otimizada, utilizando palavras chave para a indexação dos buscadores
Landing Page
Página de captura de emails, para manter contato com os futuros clientes de uma forma segmentada
Email Marketing
Sistema de email marketing e autoresponder profissional, para manter relacionamento com os possíveis clientes
Fanpage Otimizada
Fanpage é uma página profissional e otimizada de sua empresa na maior rede de relacionamentos do mundo, o Facebook
Postagens no Facebook
Publicações de artigos de sua empresa no Facebook com aplicativos específicos, isso gera mais engajamento com o cliente
Um funil de vendas no marketing digital precisa de tráfego
Existem dois métodos para gerar tráfego para sua landing page: o tráfego orgânico e o tráfego pago
Os métodos de tráfego orgânico mais comuns incluem
- E-mail marketing: é uma ótima maneira de transformar os prospects em clientes. Consiste em enviar e-mail, normalmente usando um auto-responder, para a lista de emails que você já tem, com um link para a página de captura, de entrada do funil.
- Alavancar seu blog: Quem tem um blog, pode aproveitar os artigos com mais acessos e melhores posicionados nos buscadores para inserir um CTA(call-to-action) para a sua página do funil, ou landing page.
- Mídia sociais: Empresas e empreendedores também pode usar as mídias sociais e transformar seguidores em leads.
Os métodos de tráfego pago mais conhecidos incluem
- Pay Per Click (PPC ): Consiste em criar pequenos anúncios em sites como buscadores, onde se paga por clique, enviando o interessado para uma página de captura, ou landing page.
- Campanhas de mídia social: Sites como o Facebook, Google, Twitter, Pinterest e mesmo o LinkedIn podem trabalhar da mesma forma para gerar leads qualificados para uma landing page.
- Guest Post: consiste em postar um artigo em outro site que esteja relacionado ao um segmento de negócio. Criar um guest post de qualidade em um site já estabelecido e com autoridade pode permitir que se aproveite o número de leitores do blog para gerar leads para uma landing page, deixando um pequeno link no final do artigo.
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Tipo de serviço: Criação de Funil de Vendas
Preço: R$ 00,00 até R$ 00.000,00
Moeda: BRL