Representação Gráfica do Funil

Funil de Vendas em Foz do Iguacu

O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores.

Em 1898, E. St. Elmo Lewis desenvolveu um modelo que mapeia a trajetória do cliente desde do momento que uma marca ou produto atrai a atenção do consumidor até o ponto da ação ou compra.  A ideia de Lewis é muitas vezes referenciada como modelo AIDA – uma sigla que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Este processo é representado resumidamente desta forma:

  • Atenção – as pessoas sabem da existência do seu produto/serviço
  • Interesse – o consumidor expressa ativamente interesse no seu produto/serviço
  • Desejo – desperta no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço
  • Ação – ato da ação ou compra.

Este modelo precoce tem sido evoluído por consultores de marketing e acadêmicos para atender o cliente moderno e agora é referenciado no marketing como o funil de venda.

O funil de vendas também é muitas vezes referido como o “funil do cliente”, “funil de marketing”, ou “funil de compras” O conceito de associar o modelo de funil com o conceito AIDA foi proposto pela primeira vez em Bond Salesmanship por William W. Townsend em 1924.

O mesmo é muito utilizado em marketing de conteúdo para orientar o consumidor no processo de vendas, e também como base em programas de gestão de relacionamento com clientes (CRM) e gerenciamento de campanhas de lead.

Funil de Vendas no Marketing Digital e suas etapas

O Funil de vendas no Marketing Digital, ou seja, o marketing aplicado aos negócios que envolve a internet tem as mesmas características do modelo AIDA, contendo 4 etapas, porém normalmente é representado no processo por outros termos:

Resumidamente tem as seguintes fases

  • Etapa #1: Prospectar o cliente – Escolher o público alvo através de ferramentas para geração de leads
  • Etapa #2: Apresentar o produto – Utilizar sistema digital para apresentação, muito utilizado o e-mail marketing
  • Etapa #3: Quebrar as objeções – Tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra
  • Etapa #4: Fechar o negócio – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final

Esse modelo tem se mostrado muito eficiente, pois gera uma aproximação grande entre o cliente e vendedor, possibilitando um relacionamento que possibilita a aplicação de um processo de venda chamado upsell, onde o vendedor assim que realiza a venda, faz a oferta de um novo produto por ter conhecimento do cliente devido ao relacionamento formado pelo funil de vendas.

Funil de Vendas no Marketing Digital e suas ferramentas mais usuais

O Funil de Vendas é composto de várias fases e precisa de algumas ferramentas. Conheça algumas delas

Funil de Vendas

Site Inteligente

Site Inteligente Profissional com layout responsivo para desktop, notebook, tablet e smartphone

Blog Otimizado e Responsivo em Foz do Iguaçu

Blog Otimizado

Blog com o tema da empresa e linguagem otimizada, utilizando palavras chave para a indexação dos buscadores

Landing Page em Foz do Iguaçu

Landing Page

Página de captura de emails, para manter contato com os futuros clientes de uma forma segmentada

Funil de Vendas

Email Marketing

Sistema de email marketing e autoresponder profissional, para manter relacionamento com os possíveis clientes

Funil de Vendas

Fanpage Otimizada

Fanpage é uma página profissional e otimizada de sua empresa na maior rede de relacionamentos do mundo, o Facebook

Postagens no Facebook em Foz do Iguaçu

Postagens no Facebook

Publicações de artigos de sua empresa no Facebook com aplicativos específicos, isso gera mais engajamento com o cliente

Um funil de vendas no marketing digital precisa de tráfego

Existem dois métodos para gerar tráfego para sua landing page: o tráfego orgânico e o tráfego pago

Os métodos de tráfego orgânico mais comuns incluem

  • E-mail marketing: é uma ótima maneira de transformar os prospects em clientes. Consiste em enviar e-mail, normalmente usando um auto-responder, para a lista de emails que você já tem, com um link para a página de captura, de entrada do funil.
  • Alavancar seu blog: Quem tem um blog, pode aproveitar os artigos com mais acessos e melhores posicionados nos buscadores para inserir um CTA(call-to-action) para a sua página do funil, ou landing page.
  • Mídia sociais: Empresas e empreendedores também pode usar as mídias sociais e transformar seguidores em leads.

Os métodos de tráfego pago mais conhecidos incluem

  • Pay Per Click (PPC ): Consiste em criar pequenos anúncios em sites como buscadores, onde se paga por clique, enviando o interessado para uma página de captura, ou landing page.
  • Campanhas de mídia social: Sites como o Facebook, Google, Twitter, Pinterest e mesmo o LinkedIn podem trabalhar da mesma forma para gerar leads qualificados para uma landing page.
  • Guest Post: consiste em postar um artigo em outro site que esteja relacionado ao um segmento de negócio. Criar um guest post de qualidade em um site já estabelecido e com autoridade pode permitir que se aproveite o número de leitores do blog para gerar leads para uma landing page, deixando um pequeno link no final do artigo.

Ainda Não Faz Nenhuma Ação de Marketing

Quer começar a fazer alguma ação de marketing e ainda não sabe como proceder?

Quer Melhorar o Marketing de Sua Empresa

Tem um plano de marketing para sua empresa ou negócio, e está insatisfeito com os resultados?

Não Sabe o Que Fazer Para Divulgar Seu Negócio

Está perdido e não sabe o que fazer? Ainda não sabe como nem por onde começar?
Fechar Menu