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O Que é Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

O Que é Marketing de Conteúdo e Quais Seus Objetivos

Marketing de Conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Conceito de Marketing de Conteúdo

A definição mais utilizada em âmbito global é a de autoria do estadunidense Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute:

Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido, e em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”

Quando a Expressão Content Marketing Começou a Ser Usada

Joe Pulizzi conta que passou a usar a expressão Content Marketing (traduzido para a língua portuguesa como Marketing de Conteúdo) em 2001, quando trabalhava em uma grande empresa de mídia chamada Penton Media, com sede em Cleveland, nos EUA. Posteriormente, em 2007, fundou o Content Marketing Institute (CMI).

No Que é Baseado o Conceito de Joe Pulizzi

O conceito se baseia em gerar fidelização dos clientes e entregar informações valiosas de maneira consistente. O conteúdo é produzido pelas marcas visando aproximar-se do cliente e sanar as dúvidas/objeções e dicas ao longo do funil de vendas, mas sem intenção comercial direta, e sim educacional.

Formatos do Content Marketing

Pode ser publicado em diferentes formatos tanto off-line (revistas impressas, eventos presenciais etc.) como on-line (vídeos, white papers, ebooks, posts, guias, artigos, webinars etc.). Não é focado exclusivamente em vendas, em compartilhamento de conteúdo relevante e útil.

Agências de Conteúdo

Com tamanha abordagem, diversas agências se especializaram nesta vertente. Ao juntar diferentes profissionais, estas alcançam entregas completas e resultados eficazes em múltiplos formatos.

Em agências de conteúdo pode-se encontrar fotógrafos, produtores, programadores, jornalistas, redatores e diretores de arte, que em sua soma constroem pluralidade.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

O objetivo central é a formação de um público fiel. Uma marca utiliza todos os mecanismos para reunir pessoas interessadas, tornando-se referência para elas. Uma vez que essa plateia esteja consolidada (o que leva meses ou anos para acontecer), a marca colhe os benefícios.

Em um de seus livros, intitulado Epic Content Marketing, Joe Pulizzi lista os objetivos frequentes das empresas. São eles:

  • Consciência da marca
  • Geração e nutrição de leads
  • Conversão em clientes
  • Serviço ao cliente
  • Fidelização e retenção do cliente
  • Upsell do cliente
  • Geração de defensores da marca

Conceito de Marketing de Conteúdo de Kotler, Kartajaya e Setiawan

Já Kotler, Kartajaya e Setiawan, no livro Marketing 4.0, dividem os objetivos do Marketing de Conteúdo em duas grandes categorias: a primeira ligada às vendas: geração de leads, vendas efetivas, cross-selling, up-selling e vendas por indicação de outros clientes”; e a segunda categoria reúne as metas relacionadas à marca: “consciência de marca, associação da marca e fidelidade/defesa da marca”.

O marketing de conteúdo é um dos grandes motores para atrair clientes de qualidade, frente ao marketing digital.

Diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo também é frequentemente confundido com inbound marketing, que também é conhecido por “marketing de atração” em português.

A diferença está no fato de que marketing de conteúdo tem o objetivo de oferecer um conteúdo relevante ao leitor, podendo gerar resultados financeiros ou não.

Inbound Marketing

O inbound marketing, por sua vez, não foca exclusivamente no conteúdo, mas em outros pontos como: geração de leads comerciais, e nutrição deles para no futuro, fechar uma venda. Portanto, o inbound marketing é a cabeça e o marketing de conteúdo é um de seus braços.

O inbound também inclui em suas táticas elementos de SEO, mídias sociais, marketing de influência e outras formas de comunicação de marca.

Modelos Para o Processo do Marketing de Conteúdo

Há diversos modelos para o processo de marketing de conteúdo. Um dos mais utilizados engloba cinco fases de implantação:

  • Definição de objetivos: nesta fase, são alinhados os objetivos específicos do conteúdo aos objetivos globais da empresa, muitas vezes definidos no planejamento estratégico.
  • Construção de personas: com especial atenção à identificação de necessidades e “pain points” dos potenciais clientes.
  • Produção de conteúdo relevante e útil: seguindo uma linha editorial definida pela marca. Empresas mais avançadas utilizam alguma forma de storytelling para definir os objetivos do conteúdo.
  • Táticas de distribuição de conteúdo por diversos canais on e off-line: É nesta etapa que se enquadra o inbound marketing.
  • Mensuração de resultados: com especial atenção ao retorno sobre investimento (ROI).

Modelos Para o Processo do Inbound Marketing

Já o processo do inbound marketing segue em linhas gerais os seguintes passos:

  • Atrair: Produção de conteúdo em ebooks, artigos, infográficos, vídeos, palestras e atrair leitores por meio das ações de SEO, investimentos nos links patrocinados, divulgação em redes sociais e e-mails.
  • Converter: Produção de conteúdo mais aprofundado para quem deixou contatos para receber os conteúdos (geração de leads). Envio de promoções por landing pages, contatos por e-mail.
  • Vender: Alinhamento do departamento de marketing e geração de conteúdos, contatos diretos para ofertas, promoções e vendas com os contatos obtidos e educados por meio dos conteúdos e relacionamentos.
  • Analisar: Logo após o processo de venda é importante monitorar a relação do comprador com a marca, nunca deixando de alimentar com conteúdo relevante para seguir cativando o usuário e gerar novos impulsos de venda.

O Que os Especialistas do Marketing Falam

Para os especialistas do marketing, o Marketing de Conteúdo “é o novo SEO e o coração do sucesso on-line”. Ao produzir conteúdo, a empresa permite que as pessoas leiam ou assistam, compartilhem, tirem dúvidas e aprendam.

Uma estratégia de conteúdo que gera resultados demanda uma série de fatores, como: conhecimento profundo das características, perfis, gostos e preferências do público-alvo; alinhamento com os objetivos de negócio; métricas bem definidas; diversidade de produtos, para contemplar mais possibilidades de aprendizado, via texto, imagem e som.

Estratégias de marketing de conteúdo

Para explicar o funcionamento do marketing de conteúdo, primeiro devemos concordar com uma definição.

O marketing de conteúdo tem como objetivo promover a informação de uma forma que seja interpretada facilmente por um público pré-definido, esteja ele online ou não, com o propósito de ampliar o envolvimento com a marca ou captar novos clientes.

O componente principal do marketing de conteúdo é o conteúdo e ele pode ser apresentado em diversos suportes: redes sociais, blogs, e-mails, revistas impressas, vídeos, infográficos, ebooks, webibars e outras plataformas.

Veja também o artigo: Definição de Marketing.

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