SEO Local

SEO Local

SEO Local

O Que é SEO Local ou Otimização de Mecanismo de Busca Local?

A otimização do mecanismo de pesquisa local ( SEO local ) é semelhante ao SEO (nacional) no sentido de que também é um processo que afeta a visibilidade de um site ou página da web nos resultados não pagos de um mecanismo de pesquisa da web (SERP – página de resultados do mecanismo de pesquisa). referidos como resultados “naturais”, ” orgânicos ” ou “ganhos”.

Em geral, quanto mais alta a classificação na página de resultados de pesquisa e mais freqüentemente um site aparece na lista de resultados de busca, mais visitantes ele receberá dos usuários do mecanismo de pesquisa; esses visitantes podem então ser convertidos em clientes.

O SEO local, no entanto, difere porque se concentra na otimização da presença online de uma empresa, de modo que suas páginas da web sejam exibidas pelos mecanismos de pesquisa quando os usuários fizerem pesquisas locais para seus produtos ou serviços.

A classificação para pesquisa local envolve um processo semelhante ao SEO geral, mas inclui alguns elementos específicos para classificar uma empresa para pesquisa local. Por exemplo, SEO local tem tudo a ver com ‘otimizar’ sua presença online para atrair mais negócios a partir de pesquisas locais relevantes.

A maioria dessas pesquisas ocorre no Google , Yahoo , Bing e outros mecanismos de pesquisa, mas para uma melhor otimização em sua área local, você também deve usar sites como o Yelp , Angie’s List , LinkedIn , diretórios de empresas locais, canais de mídia social e outros.

O Nascimento do SEO Local

A origem do SEO local pode ser rastreada até 2003-2005, quando os mecanismos de pesquisa tentaram fornecer às pessoas resultados nas proximidades, bem como informações adicionais, como horários de abertura de uma loja, listagens em mapas, etc.

O SEO local evoluiu ao longo dos anos para fornecer uma abordagem de marketing online direcionada que permite que as empresas locais apareçam com base em uma variedade de sinais de pesquisa local, fornecendo uma diferença distinta do SEO orgânico mais amplo, que prioriza a relevância da pesquisa à distância do pesquisador.

Resultados da Pesquisa Local

As pesquisas locais acionam os mecanismos de pesquisa para exibir dois tipos de resultados na página de resultados do mecanismo de pesquisa : resultados orgânicos locais e o “Pacote Local”.

Os resultados orgânicos locais incluem páginas da web relacionadas à consulta de pesquisa com relevância local. Isso geralmente inclui diretórios como o Yelp, Yellow Pages, Facebook , etc. O Local Pack exibe as empresas que se inscreveram no Google e se apropriaram de sua listagem no “Google Meu Negócio” (GMB).

As informações exibidas na lista do GMB e, portanto, no Pacote Local podem vir de diferentes fontes:

  • O dono do negócio. Essas informações podem incluir horários de abertura / fechamento, descrição de produtos ou serviços, etc.
  • As informações são retiradas do site da empresa
  • Informações fornecidas pelo usuário, como comentários ou fotos enviadas
  • Informações de outras fontes, como perfis sociais, etc.
  • Dados estruturados retirados da Wikidata e da Wikipedia . Os dados dessas fontes fazem parte das informações que aparecem no Painel de conhecimento do Google nos resultados da pesquisa.

Dependendo das pesquisas, o Google pode mostrar resultados locais relevantes no Google Maps ou na Pesquisa. Isso é verdade tanto em dispositivos móveis quanto em desktops.

Google Maps

O Google adicionou um novo recurso de perguntas e respostas ao Google Maps, permitindo que os usuários enviem perguntas aos proprietários e que estes respondam. Este recurso de perguntas e respostas está vinculado à conta associada do Google Meu Negócio.

Google Meu Negócio ou Google My Business (GMB)

O Google Meu Negócio (GMB) é uma ferramenta gratuita que permite às empresas criar e gerenciar suas fichas do Google. Essas listagens devem representar um local físico que um cliente pode visitar.

Uma listagem do Google Meu Negócio aparece quando os clientes procuram empresas no Google Maps ou no Google SERPs. A precisão dessas listagens é um fator de classificação local. 

Fatores de Classificação nos Mecanismos de Pesquisa

Os principais mecanismos de pesquisa têm algoritmos que determinam quais empresas locais estão classificadas na pesquisa local. Os principais fatores que afetam a chance de uma empresa local aparecer na pesquisa local incluem a categorização adequada nos diretórios de empresas, o nome, endereço e número de telefone (NAP) de uma empresa rastreáveis no site e citações (menções da empresa local em outros sites relevantes como um site de uma câmara de comércio).

Em 2016, um estudo usando análise estatística avaliou como e por que as empresas se classificaram nos Pacotes Locais e identificou correlações positivas entre as classificações locais e mais de 100 fatores de classificação. Embora o estudo não possa replicar o algoritmo do Google, ele entregou várias descobertas interessantes:

  • Backlinks mostraram a correlação mais importante (e também PageRank da Barra de Ferramentas do Google , sugerindo que links mais antigos são uma vantagem porque a Barra de Ferramentas não é atualizada há muito tempo).
  • Sites com mais conteúdo (portanto, mais palavras-chave) tendem a se sair melhor (como esperado).
  • As avaliações no GMB também se correlacionam fortemente com as altas classificações.
  • Outros fatores do GMB, como a presença de fotos e ter uma página do GMB verificada com o horário de funcionamento, mostraram uma correlação positiva (com a classificação), embora não tão importante quanto as avaliações.
  • A qualidade das citações, como baixo número de duplicatas, consistência e também um bom número de citações, importava para uma empresa mostrar nos Pacotes Locais. No entanto, dentro do pacote, as citações não influenciaram sua classificação: “as citações parecem ser fundamentais, mas não uma vantagem competitiva.”
  • Em vez disso, os autores ficaram surpresos com o fato de que os elementos de segmentação geográfica (cidade e estado) no título da página de destino do GMB não tiveram nenhum impacto nas classificações do GMB. Portanto, os autores sugerem o uso de tais elementos apenas se fizer sentido por razões de usabilidade.
  • A presença de uma palavra-chave no nome da empresa foi considerada um dos fatores mais importantes (explicando a alta incidência de spam no Pacote Local).
  • Os dados estruturados do esquema são um fator de classificação. A adição da marcação “LocalBusiness” permitirá que você exiba informações relevantes sobre sua empresa para o Google. Isso inclui o horário de funcionamento, endereço, fundador, informações da empresa controladora e muito mais.
  • O número de comentários e a classificação geral com estrelas se correlacionam com classificações mais altas nos resultados do pacote de mapas do Google.

Classificação Local de Acordo Com o Google

Proeminência, relevância e distância são os três critérios principais que o Google afirma usar em seus algoritmos para mostrar os resultados que melhor correspondem à consulta do usuário. Veja quais são os três critérios principais:

  • A proeminência reflete o quão conhecido é um lugar no mundo offline. Um museu ou loja importante, por exemplo, terá mais destaque. O Google também usa informações obtidas na web para avaliar o destaque, como contagens de avaliações, links, artigos.
  • Relevância se refere à tentativa de algoritmos do Google de revelar as listagens que melhor correspondem à consulta do usuário.
  • Distância se refere à tentativa do Google de retornar as listagens que mais se aproximam dos termos de localização usados ​​na consulta de um usuário. Se nenhum termo de localização for usado, “o Google calculará a distância com base no que é conhecido sobre sua localização”.

Classificação local: pesquisa de 2017 de 40 especialistas locais

De acordo com um grupo de especialistas locais em SEO que participou de uma pesquisa, links e comentários são mais importantes do que nunca para uma classificação local.

Perguntas Perto de Mim

Como resultado do Google e da Apple oferecerem “perto de mim” como uma opção aos usuários, alguns autores relatam como o Google Trends mostra aumentos muito significativos nas consultas “perto de mim”.

Os mesmos autores também relatam que os fatores que mais se correlacionam com a classificação do Pacote Local para consultas “perto de mim” incluem a presença de “cidade e estado pesquisados ​​em backlinks ‘texto âncora”, bem como o uso de” perto de mim ’em texto âncora do link interno”.

Possum Update

Uma atualização importante para o algoritmo local do Google, lançada em 1º de setembro de 2016. Resumo da atualização nos resultados da pesquisa local:

  • As empresas sediadas fora dos limites físicos da cidade mostraram um aumento significativo na classificação no Google Local Pack
  • Um filtro mais restritivo está em vigor. Antes da atualização, o Google filtrava listagens com links para o mesmo site e usando o mesmo número de telefone. Após a atualização, as listagens serão filtradas se tiverem o mesmo endereço e as mesmas categorias, embora pertençam a empresas diferentes. Portanto, se vários dentistas compartilharem o mesmo endereço, o Google mostrará apenas um deles.

Atualização do Falcão

Conforme explicado anteriormente (veja acima), a atualização do Possum levou anúncios semelhantes, dentro do mesmo prédio, ou mesmo localizados na mesma rua, a serem filtrados. Como resultado, apenas uma listagem “com maior classificação orgânica e maior relevância para a palavra-chave” seria exibida.

Após a atualização do Hawk em 22 de agosto de 2017, essa filtragem parece se aplicar apenas às listagens localizadas no mesmo edifício ou nas proximidades (por exemplo, 15 metros), mas não a listagens localizadas mais longe (por exemplo, 100 metros de distância).

Críticas Falsas

Conforme explicado anteriormente (veja acima), as avaliações são consideradas um importante fator de classificação. Joy Hawkins, uma das principais colaboradoras do Google e especialista local em SEO, destaca os problemas devido a avaliações falsas:

  • Ausência de um processo apropriado para que os proprietários de negócios relatem comentários falsos nos sites dos concorrentes. O suporte do GMB não considerará solicitações sobre empresas que não sejam provenientes dos próprios proprietários. Portanto, se um concorrente próximo estiver coletando avaliações falsas, a única maneira de levar isso ao conhecimento do GMB é por meio do Fórum do Google Meu Negócio.
  • Ao contrário do Yelp, o Google não mostra um rótulo alertando os usuários sobre o comportamento anormal de comentários para as empresas que compram comentários ou que recebem um número anormal de comentários negativos por causa da atenção da mídia.
  • Os algoritmos atuais do Google não identificam padrões de revisão não naturais. Os padrões de revisão anormais geralmente não precisam de avaliação humana e devem ser facilmente identificados por algoritmos. Como resultado, tanto listagens falsas quanto perfis de revisor desonestos devem ser suspensos.

Ainda Não Faz Nenhuma Ação de Marketing

Quer começar a fazer alguma ação de marketing e ainda não sabe como proceder?

Quer Melhorar o Marketing de Sua Empresa

Tem um plano de marketing para sua empresa ou negócio, e está insatisfeito com os resultados?

Não Sabe o Que Fazer Para Divulgar Seu Negócio

Está perdido e não sabe o que fazer? Ainda não sabe como nem por onde começar?