Conteúdo da Página (Navegação Rápida)
ToggleOnde fazer Marketing para MEI e Micro Empresa em Foz do Iguaçu?
Conheça a Definição de Marketing e outros Conceitos da literatura mundial
Definição de Marketing: Existem muitas definições para a palavra Marketing, mas podemos defini-la como a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado.
São usados produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. Para isso é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.
Sistematicamente, no uso cotidiano, significa “comercialização”, mas também “realização”.
Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização que visam à satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.
O marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade. Poderá ver outros artigos sobre marketing na categoria “Marketing”.
Finalidade do Marketing
A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Gestor de Marketing
As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.
Assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes, que atualmente constituem um departamento de suma importância em qualquer empresa e exigem ferramentas de marketing adaptadas.
Sem deixar de dignificar os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua antiguidade e satisfação.
Está habilitado também para prestar assessoria a pequenos e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido.
Outros Conceitos de Marketing
Listamos abaixo, outros 15 conceitos de Marketing citados na literatura mundial:
- 1ª Definição de Marketing: é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA – American Marketing Association – Definição 2005).
- 2ª Definição de Marketing: é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo. (AMA – American Marketing Association – Definição 2008).
- 3ª Definição de Marketing: é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
- 4ª Definição de Marketing: é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).
- 5ª Definição de Marketing: são as actividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando a benefícios específicos.
- 6ª Definição de Marketing: Marketing é uma atividade destinada a entender e atender as necessidades e desejos dos consumidores.
- 7ª Definição de Marketing: é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).
- 8ª Definição de Marketing: é o conjunto de estratégias e ações que provem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).
- 9ª Definição de Marketing: conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Melhoramentos).
- 10ª Definição de Marketing: se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: “mercado”. Pode-se, então, afirmar que marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando à satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).
- 11ª Definição de Marketing: é despertar, nos consumidores, suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008).
- 12ª Definição de Marketing: é a capacidade de identificar, por meio de estudos científicos do mercado, as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais. (JAQUES, Leonardo, 2009).
- 13ª Definição de Marketing: O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta. ( KOTLER & ARMSTRONG, 2007).
- 14ª Definição de Marketing: ”A função básica do marketing é identificar as necessidades do consumidor e desenvolver produtos que os satisfaçam. Assim sendo, a função do marketing dentro de uma organização vai além da identificação das necessidades e desejos do consumidor, determinar quais mercados-alvos a organização pode atender melhor, planejar produtos, serviços e programas mais adequados que satisfaçam estes mercados, mas também convocar todos que participam da organização e pensar e servir os consumidores.” (MASO, 2010).
- 15ª Definição de Marketing: “é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. (2011, p. 32).
Conceito de Marketing Contemporâneo
O conceito contemporâneo de marketing, engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo “ganha-ganha”, no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam.
O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para “vender” ideias e programas sociais.
Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida.